Preguiça Acrescentada

Arquivo

domingo, 6 de agosto de 2017

Mãe de primeira viagem - Alimentação Complementar

Eu tinha 21 anos quando fui mãe no dia 20 de Junho de 2016. E desde esse dia todas as dúvidas possíveis e conselhos não desejados apareceram na minha vida. As primeiras duas semanas principalmente foram muito difíceis. Dúvidas em relação a amamentação, banho, mudas de roupa, até o como pegar nesta criatura tão, mas tão frágil. A cada dúvida eu recorria ao que era óbvio para mim, ou a perguntar às enfermeiras do centro de saúde, que se dispuseram desde o início. Até aqui tudo bem, foram prestáveis (dentro dos possíveis) e acalmaram-me em situações mais stressantes. Mas, como tudo tem um mas, isto deu uma volta inesperada aquando do começo da alimentação complementar.
Já este assunto é fonte de dúvidas em muitas mães, há muitas hipóteses por onde escolher. Temos as sopas, o blw, o misturado; há quem comece aos 4 meses, aos 5, aos 6, etc. Para mim foi óbvia a escolha de ir pelo que as enfermeiras recomendavam, já que até aqui foram tão prestáveis. Mas este foi provavelmente o maior erro que podia ter feito. Porque mal sabia eu que elas esperavam que eu não seguisse as regras delas ao pormenor.
Comecemos pelo inicio:
  1. Leite materno até aos 6 meses - perfeito!
  2. 6 meses - introduzir a sopa (batata, cenoura e cebola) substituindo 1 mamada.
  3. De três em três dias introduzir um legume novo à sopa (da lista de 7 legumes que me deram).
  4. Duas semanas depois da introdução da sopa iniciar a fruta cozida em água e triturada, dada como sobremesa. (De realçar que apenas dar maçã, pêra ou banana e nada de pacotinhos).
  5. Introduzir a papa ao lanche.
  6. Introduzir a carne triturada na sopa. (Apenas frango, peru e coelho) (Aos 9 meses).
  7. Introduzir o peixe triturado na sopa e cozido à parte. (Aos 10 meses) (Da lista de 4).
  8. Passar a duas sopas por dia, uma de legumes e uma de carne ou peixe.
  9. Introduzir o borrego cozido à parte e triturado na sopa.
  10. Introduzir (A insistência minha) papaia e manga, bolacha e iogurte.
  11. Introduzir a gema de ovo na sopa.
  12. Introduzir o feijão e grão - triturado na sopa.
  13. Introduzir a clara de ovo - triturada na sopa. (Aos 11 meses e meio).
E para qualquer um que tenha olhinhos pode ver a semelhança nestes pontos. Sopa, muita muita sopa. Nunca me instruíram para lhe dar fruta crua, comida não triturada, nem sequer pão. E de repente na consulta do 1 ano perguntam-me se ele já come igual aos pais. Talvez seja minha culpa esperar que me instruíssem passo a passo como introduzir a alimentação, pois nunca tinha passado por esta experiência e não sabia o que esperar quanto mais o que fazer. Mas agora deparo-me com um bébe de 13 meses que não come nada que não seja triturado a não ser pão e bolachas. E que vai iniciar a creche em menos de um mês, onde tem que comer o que lhe derem.
E agora o que me dizem? Tem que insistir. Boa, obrigadinha.
Conselhos agora sim, são desejados. Mas específicos, não simbólicos obrigada.

bleep.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua opinião, sê positivo e espalha sorrisos :)